quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Google Instant: A Evolução dos Mecanismos de Pesquisa: O Resultado Antes de Você Terminar de Digitar

Google Instant: O Futuro Chegou para os Mecanismos de Pesquisa: Official Google Blog: Search: now faster than the speed of type

Official Google Blog: Search: now faster than the speed of type

Google Instant promete[e cumpre] resultado de busca na web antes de você terminar de digitar sua pesquisa(by Lustato Tenterrara)

O Google Search está lançando um novo indexador no seu mecanismo de busca, denominando-o Google Instant, que promete e cumpre selecionar o resultado que você procura, antes de você terminar de digitar.

Se tal é verdade somente hoje, eu devo estar no futuro, pois pra mim o Google Search sempre fez isso, tanto no Internet Explorer quanto no Firefox, desde que esteja instalada a Barra de Ferramentas do Google Otimizada.

Se ficar mais rápido do que já é, o Google é realmente o "Pai da Égua".

É por isso que eu sou um "Googleriano Convicto", e, por consequência, Orkutiano, Gmailiano, Docgoogleriano, AdSensiano, Bloggeriano e Sidewikiano.

Em todos os nossos sites nós colocamos um link para acesso e gerenciamento dos Produtos Google, para acesso direto por todo internauta. Até reduzi um link no bit.ly, que ficou assim: bit.ly/googlemanage

o qual redireciona para o originalhttps://www.google.com/accounts/ManageAccount
com a vantagem de eu ficar sabendo das estatísticas do nosso link.

E realmente fiz uma busca agora, e ele só adiantava a minha digitação (com letras esmaecidas) até um certo ponto, desistindo de continuar oferecendo opções. Mas foi um link que eu ainda não digitara antes; e o que o Google Instant promete é isso: se antecipar a você e indicar o link que você procura antes de você terminar de digitar.

Adiante, um fragmento da matéria, postado por Marissa Mayer, do GoogleBlog, no Blogspot (em ingles), e que traduzimos algumas passagens para você.

"Pesquisa: agora mais rápido que a sua velocidade de digitação"2010/09/08 09:51:00 (...)

"É uma idéia simples e direta, as pessoas podem obter resultados antes mesmo de terminar de digitar suas consultas.

Imaginando o futuro da pesquisa, a ideia de ser capaz de procurar as consultas parciais ou fornecer algum feedback interativo durante a pesquisa surgiu mais que algumas vezes.

Nesse caminho, Amit Patel (1999) e Bhatla Nikhil (2003), foram algum "demos", nesse sentido."(...)Tais processos, eram rápidos e interativos, mas fundamentalmente falho. Por quê? Porque você não quer realmente buscar como você digita (ninguém quer pesquisar resultados para [moto c] num processo de procura de [moto capacete]).(...)Como você pode imaginar, pesquisar antes mesmo de sua digitação não é tarefa fácil. E é por isso que estamos tão "excitados" hoje, com a inauguração do Google Instant.(...)

O Google Instant assume o que você já digitou, e prevê a conclusão mais provável, trazendo resultados em tempo real para essas previsões, otimizando a pesquisa."

Bom. Marissa Mayer bem faz muitas outras colocações pertinentes. Sobre o histórico, a luta, as novas tecnologias que tornaram possível a existência do Google Instant.

Se você quer ir beber a [água na fonte, clique nesse linkgoogleblog.blogspot.com/2010/09/search-now-faster-than-speed-of-type.htmlouhttp://googleblog.blogspot.com/2010/09/search-now-faster-than-speed-of-type.html
E você verá mais detalhes. Adianto, porém que o Google Instant já está disponível para pesquisa de experiência no Google.com, para o Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer. Logo depois chegará para os usuários da França, Alemanha, Itália, Rússia, Espanha e Inglaterra. Após algumas semanas e meses, estará disponível em todas as plataformas e em todo o Planeta.Realmente é de ficar-se "excitados" (palavra muito utilizada na web na língua inglesa para indicar "animados", o que é um pouco diferente do seu significado aqui para nós, tupiniquins. Não o sei se é também para nossos patrícios de Além-Mar.)

Bom. Eu já disse que o Google é tão bom, que a sua gama de produtos terminará por ultrapassá-lo em um momento ou outro. Disse isso quanto ao Sidewiki (que a criatura engolirá o seu criador), e agora o Google lança o Google Instant. Que mais do que rapidamente tornará a pesquisa mais produtiva. Nos cálculos atuais, irá representar um ganho de dois a cinco segundos por pesquisa.

Multiplicado pelo usuários atuais, apenas com esse "leve" empurrar, o Google considera e estima um ganho de 11 (onze) horas por segundo. Eu disse ONZE HORAS por segundo, é o tempo ganho pelo conjunto de usuários.

Se isso não for a beira do Apocalípse, nem do Buraco Negro que estão construindo embaixo da Europa, nem do "Corredor da Via-Láctea" que o nosso Sistema Solar atravessará em dezembro de 2012, confirmado, já, cientificamente o que os Maias sabiam há cinco mil anos, eu ficarei feliz se os dois grandes meteoros que vão cruzar o nosso Sistema Solar e passar (de hoje para amanhã, 08/09 de setembro/2010) bem pertinho da Terra (alguns milhares de quilômetros, espero). Tal assunto, que parece e é uma disgressão, tem seu lugar no fato de que o advento do Google Instant e de seus benefícios é algo de mesma magnitude.

Bom. Vou parar por aqui, pois acho que já estourei a cota de caracteres do Google Sidewiki, que é o que eu sempre gosto de utilizar, ao comentar algo na web, pois me permite publicação simultânea no meu Perfil do Google, ao lado da página comentada, e em até 25 blogs do Blogspot (Blogger).

Abraço.
Lustato Tenterrara
bit.ly/nossarede Brasil Poesias
BrasilPoesias.ning.com
bit.ly/nossosite Amor Poesias Love Pasion
www.lustatotenterrara.com

Alguns de nossos blogs, dedicados ao Sidewiki:
SidewikiWeb.blogspot.com
SidewikiNews.blogspot.com
SidewikiInternet.blogspot.com
SidewikiPoesias.blogspot.com
SidewikiBrasil.blogspot.com

e alguns outros, gerais/específicos:
CoisasQueDevemosSaber.blogspot.com
Ká-Entre-Nos.blogspot.com
AQuintessência.blogspot.com



Ao final, Marissa Mayer, muito animada com o lançamento do produto, ao tempo em que espera que estejamos também, pede que os internautas façam uso do Google Instant, findando com o clássico parágrafo final de todas as centrais internéticas de lingua inglesa: "e deixe-nos saber o que você pensa.", que é o similar "deixe-nos saber se você entendeu", "deixe-nos saber se você tem alguma dúvida". De tão usual, creio que equivale, em nosso bom e velho portugues, à expressão: "Sendo só para o momento, apresentamos a Vossa Senhoria os nossos protestos de elevada estima e distinta consideração.". Não!!!... O nosso fecho usual-comercial-oficial é muito mais prolixo, assim como eu. Assim como outros (sem segundas intenções. Se ainda fosse "assim como outras").

Bom. Bye!

Lustato Tenterrara

Fonte: Marissa Mayer
googleblog.blogspot.com/2010/09/search-now-faster-than-speed-of-type.html
ou
http://googleblog.blogspot.com/2010/09/search-now-faster-than-speed-of-type.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails